O Exército da salvação.

undefined undefined

Escudo da Obra Social - Exército de Salvação O EXÉRCITO DE SALVAÇÃO - UM EXÉRCITO DE PAZ E SOLIDARIEDADE!

Missão: "Identificar problemas sociais, assistir e promover, sem distinção, o ser humano, em nome de Jesus."

Um verdadeiro exército multinacional empenhado na condução de projetos sociais. Assim pode ser definida a ação do movimento salvacionista, fundado em Londres, em 1865 pelo reverendo metodista William Booth, cujo rápido crescimento é explicado por sua estrutura de comando quase militar, que lhe valeu a denominação de "Exército de Salvação".

Operando em 103 países, seus cerca de 25.400 "oficiais", auxiliados por mais de um milhão de "soldados", administram escolas, hospitais, clínicas, albergues, lares para crianças e idosos, creches, centros comunitários, salões de reuniões e outros.

No Brasil, o Exército de Salvação chegou em 1922, através dos "coronéis" David e Stella Miche, que se instalaram no Rio de Janeiro. Hoje, a sede nacional da Assistência e Promoção Social Exército de Salvação está localizada em São Paulo. Sua estrutura no País faz justiça ao nome da entidade. Com seis sedes regionais e 54 centros, o Exército de Salvação brasileiro administra casas e lares para crianças, creches, centros abertos de atendimento a crianças e adolescentes, pré-escolas, um lar para mães solteiras, dois lares para idosos, doze centros de atendimento em comunidades carentes, residências para estudantes, clínicas médicas, clínicas odontológicas, centros sociais, seis sedes regionais de assistência em desastres, um centro de treinamento e acompanhamento e pontos de atendimentos assistenciais, aconselhamentos e encaminhamentos diversos.

Os recursos necessários às suas atividades são provenientes de doações em dinheiro (feitas através de contas bancárias), doações materiais (feitas por telefone) e ajuda voluntária (individual ou mutirão). A "panela de Natal", no entanto, ainda é uma das mais lembradas formas de recolhimento de doações do Exército de Salvação.

Verdadeiro ícone da entidade, a "panela de Natal" foi fruto da engenhosidade de Joseph McFee, um "capitão" do Exército de Salvação, de São Francisco (Estados Unidos), em 1891. Sem dinheiro para preparar uma refeição de natal para pessoas pobres, lembrou-se de seus tempos de marinheiro em Liverpool, Inglaterra e da "panela de Simpson", onde eram depositadas esmolas pelos que transitavam no porto.

Com autorização de seus superiores, o capitão colocou um caldeirão na plataforma de chegada das barcas de Oakland, no final da rua do mercado, uma das mais movimentadas da cidade. O "capitão" Joseph McFee criava, assim, um dos mais conhecidos símbolos do Exército de Salvação. Hoje, entretanto, as panelas não são mais colocadas nas beiras do cais, mas sim em shoppings centers, supermercados e outros locais de grande movimento de público.

"Enquanto mulheres chorarem... Eu lutarei;

"Enquanto crianças passarem fome... Eu lutarei;

"Enquanto homens passarem pelas prisões... Eu lutarei;

"Enquanto houver uma alma que esteja nas trevas,

sem a luz de Deus, eu lutarei;

eu lutarei até o fim!"

(William Booth - Fundador do Exército de Salvação)


posted under |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial