O BEBÊ

Descubra o que o bebé sente...

... mês a mês!

Está grávida? Então, muitos parabéns. A grande aventura vai começar hoje mesmo. Conheça as “mudanças de humor” do seu bebé e descubra como comunicar com ele. Decifre as mensagens que ele lhe envia e ponha em prática as técnicas de estimulação pré-natal mais adequadas.

1º Mês - Nasceu para a música...

O que sente?

Durante a 3ª semana começa a desenvolver-se o sistema nervoso, formando-se as bases do cérebro, a medula espinal e o sistema nervoso periférico. No final do 1º m~es, o seu bebé medirá 2 mm e o seu coração começará a pulsar... e a sentir.

Que estímulos necessita?

Este 1º mês de harmonização intra-uterina é uma viagem ao interior de si mesma. É hora de explorar os seus sentimentos mais recônditos e chegar ao fundo do coração do seu filho, que já começa a pulsar. O bebé necessita de uma boa dose de amor e segurança. Ouvir música clássica ajudará a sossegá-lo e, possivelmente a estimular as células cerebrais básicas para a capacidade de concentração e aprendizagem da futura criança.

Métodos mais eficazes

Escolha uma música clássica suave e relaxante, mas que não a faça dormir. Curiosamente os compassos do período barroco são os que mais se identificam com o bater do coração da mãe e, aquilo que o feto sente no útero. No seu livro Love Chords: Music for the pregnant mother and her unborn child - não disponível em português, Thomas Verny recomenda mesmo as seguintes obras: o Quinteto “A truta” em Lá maior, para piano e cordas, de Schubert; o Concerto em Ré para guitarra, de Vivaldi; o Concerto para piano nº 2, de Mozart; o Concerto para harpa em Si bemol maior, de Haendel; e o Concerto para flauta em Ré maior, também de Vivaldi.

2º Mês - “Olá, meu amor”

O que sente?

Começam a formar-se os olhos, o nariz e as orelhas. O embrião responde ao contacto e surgem os primeiros movimentos, que você ainda não consegue detectar. Tem reflexos de sucção e de preensão. Com sete semanas, o feto já responde a estímulos tácteis, e as suas primeiras sensações estão localizadas à volta da boca.

Que estímulos necessita?

O objectivo deste mês é resolver os pontos emocionais conflituosos. Você está imersa num mar de hormonas que invadem o seu corpo, e os primeiros efeitos começam a fazer-se sentir: cansaço e mudanças de humor, que o bebé já percebe. Para combater o "stress", recrie imagens agradáveis e pense em "coisas" que a deixem revitalizada. Referimo-nos a imagens, sensação ou sons.

Métodos mais eficazes

É uma boa altura para dizer ao seu bebé que o adora. Fale com ele usando frases curtas como: "Olá, meu amor!", "Adoro sentir-te crescer dentro de mim", "Gosto muito de ti", etc. Repita-as para dentro, ao mesmo tempo que acaricia o ventre. Faça-o sempre que quiser comunicar com o seu filho.

Respire com ritmo

Ao respirar de forma ritmada, poderá provocar mudanças fisiológicas positivas. O seu filho receberá mais oxigénio e melhorará o funcionamento cerebral.

3º Mês - Banho de imersão para dois

O que sente?

As pálpebras e as palmas das mãos reagem fechando-se e, se lhe tocar na zona da testa, o bebé afasta a cabeça. No final deste primeiro trimestre, já consegue dar pontapés, girar os pés, mexer os dedos, chupar no polegar, fran zir a testa e unir os lábios. As papilas gustativas desenvolvem-se e, em pouco tempo, sabere mos se é menino ou menina.

Que estímulos necessita?

Nesta fase, o seu filho já sente a falta do pai, por isso incentive o seu companheiro a participar nestes exercícios. Para estimularem o vosso bebé, primeiro têm de sentir o que ele sente e, para tal, é necessário regressar ao úte ro materno e reviver sentimentos.

Métodos mais eficazes

As técnicas de relaxamento são muito úteis para o casal. Aproveite para ver fotografias das diferentes fases de desenvolvimento embrioná rio. Judy Ford, no seu livro “Blessed Expectations: Nine Months of Wonder, Reflection and Sweet Antecipation”, sugere às mães banhos de imersão quentes sempre que estiverem tristes, ansiosas ou inquietas. Procure uma piscina, onde possa nadar um pouco e verá que, tal como acontece com o seu bebé que está imerso no saco amniótico, a água deixá-la-á mais relaxada e optimista.

4º Mês - Escute o ritmo do seu bebé

O que sente?

O bebé já é sensível à luz. Se projectar uma luz brilhante sobre a barriga, ele protegerá os olhos. Também reage ao frio e às cócegas. ;

Que estímulos necessita?

Surge a primeira sombra de dúvida e os seus primeiros receios, por isso as técnicas de afirmação e pensamento positivo ajudá-la-ão a enfrentá-los. A primeira ecografia do bebé vai deixá-la emocionada, mas não servirá de "primeira foto oficial", pois parece a imagem desfocada de um televisor a preto e branco. Dificilmente distinguirá a cabeça do resto do corpo. As suas recordações, a imaginação, a história da sua família, as pequenas coisas do dia-a-dia do casal... tudo isso ajudará a criar uma imagem do seu primeiro filho. A sua imaginação não vai parar de trabalhar!

Métodos mais eficazes

Imagine o corpo do seu bebé a flutuar no líquido amniótico. Observe os dedinhos dos pés e das mãos, as perninhas encolhidas... Veja como abre e fecha a boca, como chupa no polegar. Agora, sustenha a respiração e escute o pulsar do seu coração ao mesmo ritmo do seu filho. Comece a respirar e preste atenção às suas próprias inspirações e expirações.Imagine que o seu bebé se move dentro de si ao ritmo da sua respiração.

5º Mês - Mamã, põe essa música outra vez

O que sente?

Não se surpreenda com os "puxões" repentinos que o seu filho dá, pois ele já é capaz de apertar com força, de agarrar o cordão umbilical e de brincar com ele. O seu bebé tem um ritmo de sono que alter na com momentos de actividade, mas o mais espantoso é o desenvolvimento do seu aparelho auditivo. Quando ouve músi ca ou barulhos fortes, reage com movimen tos bruscos ou aceleração do ritmo cardíaco. Agora já distingue os diferentes tipos de sons.

Que estímulos necessita?

Comunique verbalmente com o seu fi lho. Fale com ele, cante e conte-lhe histó rias. Com isso conseguirá melhorar a sua afectividade e o desenvolvimento físico.

Métodos mais eficazes

Escolha canções suaves e cante-as várias vezes com carinho. Os bebés ado ram a repetição. Sabia que os contos sensibilizam o sistema nervoso do bebé pa ra as pautas linguísticas? Mas nào é só isso: se puser todo o seu amor e ternura quando lhe ler histórias, verá que o seu filho comunica consigo através dos pon tapés. Fale com ele enquanto faz a cama, sai do escritório ou come uma maçã. E, mais importante ainda, faça-o como se ele a entendesse.

6º Mês - Ontem sonhei contigo

O que sente?

O seu bebé já é capaz de lhe dar a perceber se está descontraí do ou tenso. Os sinais traduzem-se em pon tapés frequentes, mudanças brus cas de posição ou em excesso de sucção do polegar.

Que estímulos necessita?

No útero, o seu filho criou o seu próprio lar. Apercebeu-se já de que mexe os braços, faz mo vimentos no líquido amniótico que lhe propor cionam sensações agra dáveis. Aconselhamo-la a acariciar a barriga, esta belecendo uma relação bidireccional: enviar uma mensagem táctil ao seu bebé e receber uma resposta directa.

Métodos mais eficazes

Tranquilize o seu filho sempre que o sentir a mexer-se de maneira irrequieta. Recoste-se numa posição confortá vel e faça uma massa gem desde o umbigo até ao peito. Pode esfregar a barriga com óleo, ouça música ou cante baixinho. Duran te a massagem, feche os olhos e imagine o bebé no útero.

7º Mês - Eu respiro e tu dormes

O que sente?

As pálpebras abrem-se e já sentem a luz exterior. Ago ra o bebé é mais sensível à luz e à escuridão. Também consegue "dançar" dentro do útero ao ritmo da música e mostra preferência por algumas canções. Adquire a aprendizagem condicionada e uma personalidade pró pria: mostra o seu desagrado batendo com os pés e res ponde com movimentos harmoniosos quando a mãe massaja a barriga.

Que estímulos necessita?

Faça respirações que estimulem o bebé, dê massa gens e procure ver o seu filho em sonhos agradáveis.

Métodos mais eficazes

Para os praticantes de ioga, a mulher grávida deve es tar calma e com pensa mentos positivos. O io ga, sempre que orien tado por um profissional, pode fazer-lhe bem. De pé, apoie as mãos na barriga, retenha na mente a imagem do seu filho e inspire, enquanto move o abdómen para a frente. Expire e empurre a barriga para trás. Re pita o movimento.

8º Mês - Que jogo tão divertido

O que sente?

O seu bebé mostra diferentes reacções perante a sua voz, a do seu companhei ro ou a dos seus outros filhos. Tam bém é mais sensível ao tacto e distingue se você está a brincar com os seus próprios dedos ou com as mãos.

Que estímulos necessita?

Agora pode brincar com ele através de carícias e palmadinhas, e pode explicar-lhe mentalmente como se processa o parto. E, mais importante ainda, pode praticar os exercícios de respiração sincronizada e relaxamento, que a ajudarão a libertar-se do medo do parto.

Métodos mais eficazes

O seu bebé aprendeu a brincar com o cordão umbilical e ao oitavo mês já está preparado para brincar consigo. Diga ao seu companheiro para fazer uma pressão suave com um dedo num lado da barriga e depois no outro, repetindo-o várias vezes. A criança costuma responder com a mão ou com o pé, fazendo pressão ou dando pontapés. Tocar nas mãozinhas do bebé através da parede abdominal é uma sensação maravilhosa! Experimente dar ligeiras palmadinhas rítmicas na barriga. Provavelmente, o seu filho responderá com uns pontapés. Produzir sons, além de comunicar com o seu filho, facilita a dinâmica do parto durante o processo de dilatação. Por isso, aperfeiçoe o exercício de respiração do mês anterior.

9º Mês - Aí vou eu

O que sente?

Já está encaixado na cavidade pélvica, preparado para conquistar o mun do. A mãe é a primeira pessoa que o pressente com a chamada "síndroma do ninho": esmera-se a ar rumar a roupinha do bebé, o quarto, o berço...

Que estímulos necessita?

Técnicas de relaxamento e auto-afirmação, que darão forças a am bos para enfrentar o parto.

Métodos mais eficazes

Aproxima-se o grande momento e agora o seu bebé precisa de si mais do que nunca. Procure aliviar as suas tensões recorrendo a técnicas de res piração e relaxamento que fornecerão mais oxigé nio ao seu filho, e lhe darão forças para nascer. Num papel, escreva algumas frases que estimulem o seu optimismo: "Sou capaz de enfrentar o parto", "Es tou a preparar um nascimento feliz e sem riscos pa ra mim e para o meu bebé", "O poder das contrac ções fará com que o meu filho nasça sem demo ras"... Por último, durante o parto, pode utilizar todas as técnicas de harmonização uterina que quiser.

Revista “Viver” - Junho de 2000


posted under |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial